TAG: Livros & blá blá blá

by - domingo, junho 21, 2015

Tags, tags e mais tags. Maldita seja a Sybylla do Momentum Saga para me obrigar a passar por isso. Do mesmo modo, maldita seja eu mesma que sou tão forever alone a ponto de sempre ser indicada pela mesma pessoa e sempre responder de qualquer maneira. Ok, talvez seja porque creio que as tags sejam uma boa forma de gerar posts mais variados. Não vou dizer nem que sim, nem que não.



Enfim, a tag está dividida em 10 perguntas. 'Bora lá então:

1. Você já leu algum livro que mudou sua maneira de ver o mundo?


Ôxe, vários! Mas "Americanah" da Chimamanda Ngozi Adichie foi um dos mais poderosos nesse sentido. Que livro maravilhoso!

2. Você gostaria que seus diários (ou suas memórias - para quem nunca escreveu um diário) fossem transcritos em um livro e publicados?


Nem se eu tivesse uma vida suficientemente interessante para isso.

3. Qual é o seu maior medo no universo literário?


Atualmente, que o George R.R. Martin morra antes de terminar "As Crônicas de Gelo e Fogo" (zoei).

4. Qual livro você leu e gostaria de ler novamente?


Nossa, gostaria de reler vários, mas no momento gostaria de reler "As Três Marias" da Rachel de Queiroz.

5. Você considera algum livro da sua coleção como um troféu? (Foi difícil de conseguir ou foi uma conquista, um presente de alguém muito querido... etc.)


Meus livros da Xinran, porque esperei muito por uma promoção decente para conseguir comprá-los: "As Boas Mulheres da China", "Mensagem de uma Mãe Chinesa Desconhecida" e  "As Filhas Sem Nome". Meu exemplar de "Memórias de uma Gueixa" também é tratado como troféu porque foi o primeiro da minha atual coleção.


6. De qual festa ou comemoração que aconteceu nos livros que leu gostaria de ter participado?


As celebrações de Hogwarts, da série Harry Potter. Ok, eu não terminei de ler os livros porque faltou o último. Na verdade, precisaria reler todos para relembrar e conseguir ler o último, mas as descrições das cenas de festas eram tããão legais!


7. Você já sofreu algum tipo de bullying literário por causa de alguma obra que você gosta?


Não que eu me lembre, mas já sofri bullying por gostar de ler. Uma vez um colega me viu lendo um livro de crônicas do Nelson Rodrigues e me perguntou porque eu lia tanto, especialmente ficção, porque era algo inútil. Para ele, útil era somente as apostilas de cursos e livros didáticos.

Normalmente eu deveria sofrer bullying literário por - de vez em quando - me aventurar nos romances de banca da Harlequin, mas não. Ninguém foi maluco de tentar, pelo menos até agora. E se tentar, vai se dar muito mal.


8. Você já participou ou conhece algum grupo de leitura?


Conhecer até conheço, afinal a internet aproxima pessoas, elimina barreiras geográficas e blá-blá-blá, mas a verdade é que não tenho muita paciência para participar de clubes do livro e grupos de leitura. Não tenho paciência para seguir uma lista de leituras propostas por eles, mesmo que seja escassa e não me atrapalhe com os outros. 

A verdade é que sou antissocial e pouco tenho aquela necessidade de conversar e debater sobre minhas leituras. É bem raro de acontecer, mas ultimamente até que estou encontrando bons livros que me façam ter a vontade de falar sobre eles. A maioria é simplesmente: ok -> status no Skoob -> morreu neves.  


9. Se você tivesse que dividir sua alma em 7 livros, quais seriam?


Eita, complicou a vida. Vejamos:

"A Redoma de Vidro" - Sylvia Plath
"Americanah" - Chimamanda Ngozi Adichie
"Histórias de Mulheres" - Rosa Montero
"A Casa das Sete Mulheres" - Letícia Wierzchowski
"Orgulho e Preconceito" - Jane Austen
"Jane Eyre" - Charlotte Brontë
"Norwegian Wood" - Haruki Murakami


10. Se você tivesse o poder, qual personagem de qual livro mudaria, ressuscitaria ou faria desaparecer?

Hum... temos decisões sérias a tomar por aqui:

Eu mudaria a Tris da trilogia Divergente (também conhecida como ente-ente-ente), PORQUE AQUELE FINAL NÃO FAZ O MENOR SENTIDO! E claro, um pouco menos de dependência do Quatro, porque pelamordedeus... não vou nem comentar mais que isso. 

Ressuscitaria pelo menos metade dos personagens que morreram nas Cronicas de Gelo e Fogo e deixaria que o George R.R. Martin sumisse com a outra metade. E faria desaparecer a Mae de "O Circulo" escrito por Dave Eggers, mas aí não teríamos livro e isso seria um problema já que o dito cujo é bom...



Bem, essas foram as minhas respostas! Quem eu indico para a tag? Deixo em aberto, afinal sou muito forever alone para conhecer alguém que tenha interesse em responder...  

Leia também:

1 comentários

Não se acanhe e deixe seu comentário.
Mas não aceito comentários esdrúxulos, ofensivos, com erros, preconceituosos... Ahh, você me entendeu.